Biblioteca Pública Estadual oferece programação permanente para população

De todos os cantos se respira leitura. Nos últimos anos, a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos se tornou um espaço de conhecimento e lazer para todas as idades, com a promoção  diária de ações culturais para população alagoana, como a Cinemateca, Biblio Tour, Cordel e Prosa, Recital de Poesias e Hora do Conto.

“A Biblioteca está de portas abertas para receber a população alagoana e turistas, com uma programação diversificada e de incentivo à leitura”, disse a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

O espaço multicultural dispõe de um acervo de mais de 70 mil volumes, distribuídos em três pavimentos, incluindo salas de livro e leitura, exposições, obras raras, telecentro; salas exclusivas para autores alagoanos e o Memorial Graciliano Ramos. Também são oferecidos serviços de elaboração de currículos, catalogação de escritores alagoanos e empréstimo domiciliar de livros.

Com um século e meio de leitura, a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos é referência em projetos culturais e inclusivos. Mais que um prédio histórico, o antigo Palacete Barão de Jaraguá, guarda tesouros da literatura de todo o mundo. Um patrimônio literário preservado no casario rosado, de janelas azuis e portas de madeira colonial, localizado no centro de Maceió.

O espaço homenageia o escritor alagoano Graciliano Ramos com uma galeria apresentando a vida e obra do autor, além de uma seção especial dedicada ao famoso livro “Vidas Secas”. As atividades educacionais dão vida ao equipamento cultural que interage com a sociedade de forma lúdica, se transformando em ferramenta de desenvolvimento social.

Todos os serviços fornecidos baseiam-se na igualdade de acesso para todos. A Biblioteca conta com rampas, elevadores e espaços inclusivos, como a sala de livros falados e em braile e a bebeteca, para iniciação dos bebês no mundo da leitura.

O equipamento cultural também vem ganhando tecnologia com a implantação de totens que permite o acesso online aos livros, através de um catálogo virtual e serviço de empréstimo domiciliar. Cerca de dez mil dos 75 mil títulos foram automatizados em processo de etiquetagem e magnetização. “Lançamos o sistema de empréstimo domiciliar, que desde a fundação da biblioteca não existe. É uma inovação e evolução para toda a sociedade”, disse Mira.

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos está localizada no centro e funciona de segunda à sexta, no horário das 9h às 17h, sem intervalo para almoço. O espaço também conta com atendimento telefônico para agendamento de visitas de grupos turísticos e turmas escolares, pelo número 3315-7877.

Confira programação:

Segunda-feira

12h – Cinemateca

Terça-feira

9h – Biblio tour

10h – Recital de poesias

12h – Cinemateca

14h – Biblio Tour e Hora do Xadrex

15h – Cordel & Prosa

Quarta-feira

12h – Cinemateca

Quinta-feira

9h – Biblio tour

10h – Recital de poesias

12h – Cinemateca

14h – Biblio Tour e Hora do Xadrez

15h –Cordel & Prosa

Sexta

9h – Biblio Tour

10h – Hora do Conto

12h – Cinemateca

14h – Biblio Tour

15h – Hora do Conto

Ascom – 03/05/2018